Nesta quarta-feira (10), a Polícia Federal e a Caixa Econômica Federal iniciaram a Operação Falso Egidio, visando desmanchar uma organização criminosa dedicada à fraude em programas de transferência de renda.

A ação abrange cinco estados brasileiros, incluindo o Amazonas.

Estima-se que o grupo furtou R$ 10 milhões, com a ajuda de um servidor e duas funcionárias terceirizadas da Caixa, banco responsável pelo pagamento dos benefícios. 

Os empregados da instituição recebiam propina para liberar o acesso dos criminosos ao aplicativo Caixa Tem.

O grupo criminoso abria diversas contas bancárias em nome de moradores de rua, sem que as vítimas soubessem do uso indevido de sua identidade. 

Os fraudadores também se apropriavam das contas digitais dessas pessoas, por meio do Caixa Tem, e desviavam os valores recebidos de programas de transferência de renda e benefícios sociais, entre eles o Auxílio Emergencial para as contas abertas de forma fraudulenta.

Investigações da Policia Federal

Cerca de 80 policiais federais cumprem 11 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói/RJ, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Piauí.

Trata-se de uma investigação conjunta iniciada em 2023 por parte da Delegacia de Polícia Federal em Niterói, da REAPDRJ (Caixa) e da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa. 

Além do crime de integrar organização criminosa, os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado, inserção de dados falsos em sistema de informações e lavagem de dinheiro.

A ação abrange cinco estados brasileiros, incluindo o Amazonas
A ação abrange cinco estados brasileiros, incluindo o Amazonas -Foto: Divulgação/PF

Os mandados estão sendo cumpridos, conforme abaixo:

No RJ – 07 MPT e 11 MBA

04 buscas no Rio de Janeiro
02 buscas e 01 prisão em Belford Roxo
02 buscas e 03 prisões em Niterói
03 buscas e 03 prisões em São Gonçalo

Fora do RJ – 04 MPT e 05 MBA

Manaus/AM – 02 buscas e 01 prisão
Teresina/PI – 01 busca e 01 prisão
São Paulo/SP – 01 busca e 01 prisão
Campo Grande/MS – 01 busca e 01 prisão

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.