O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, soma de bens e serviços finais produzidos no país, cresceu 4,6% em 2021. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 4.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme o IBGE, o Brasil também saiu da recessão técnica no 4º trimestre.

Em valores correntes, o PIB chegou a R$ 8,7 trilhões no ano passado.

Esse avanço recuperou as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9 devido à pandemia da Covid-19.

Apesar de ter encerrado o ano passado 0,5% acima do patamar pré-pandemia (4º trimestre de 2019), o PIB ainda está 2,8% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

Segundo o levantamento, o crescimento da economia foi puxado pela alta nos serviços (4,7%) e na indústria (4,5%). A agropecuária, por sua vez, apresentou um recuo de 0,2% no ano passado.

“Apesar do crescimento anual da produção de soja (11,0%), culturas importantes da lavoura registraram queda na estimativa de produção e perda de produtividade em 2021, como a cana-de-açúcar (-10,1%), o milho (-15,0%) e o café (-21,1%). O baixo desempenho da pecuária é explicado, principalmente, pela queda nas estimativas de produção dos bovinos e de leite”, explicou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

___________________________.__________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS