Ícone do site Portal Norte

Pipas causam aumento na interrupção de energia no Tocantins

pipas

Pipas podem interromper o fornecimento de energia elétrica. Foto: Reprodução/Energisa

No Tocantins, o número de interrupções no fornecimento de energia causadas por pipas e outros objetos lançados contra a rede elétrica já ultrapassou 90 casos no primeiro semestre de 2024.

Este aumento de 23,2% em relação ao mesmo período de 2023 acende um alerta para a população sobre os riscos e prejuízos que essa prática pode causar.

O lançamento de pipas e outros objetos na rede elétrica não apenas interrompe o fornecimento de energia, mas também pode romper cabos, provocar descargas elétricas, incêndios e acidentes graves.

Com a chegada das férias escolares e condições climáticas favoráveis para ventos, o número de crianças soltando pipas tende a aumentar, intensificando os riscos.

A Energisa orienta que se procure espaços abertos, como parques e campos, onde não exista o risco de contato com os fios de energia elétrica.

A Energisa recomenda ainda que, em caso de pipa presa nos fios, nunca se deve tentar retirá-la, pois a rede elétrica é energizada e o contato pode causar choques elétricos graves.

Em caso de pipas ou outros objetos presos na rede elétrica, a população entre em contato com a distribuidora de energia para que uma equipe especializada realize a remoção de forma segura.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile