Nesta quinta-feira (4), o Banco Central do Brasil (BC) aprovou a criação de novas regras que vão permitir o pagamento por aproximação utilizando o Pix.

As novas atualizações devem fiar disponível para o público somente em fevereiro de 2025. Segundo o Banco Central, as novas regras vão simplificar a jornada de iniciação de pagamentos com Pix.

“A oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets. A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira.

“O Open Finance já é uma realidade. Daqui 10 anos, vamos olhar para trás e ver como esse ecossistema mudou a realidade de pagamentos”, garante o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso.

O Pix, idealizado pelo Banco Central do Brasil, revolucionou o cenário financeiro com sua rapidez e praticidade.

Melhorias com Pix por aproximação

A experiência do consumidor vai ficar mais fácil e com menos etapas. Antes, era preciso abrir o aplicativo do banco para pagar, mas agora não vai mais precisar.

O consumidor vai poder escolher seu banco, cadastrar sua conta na carteira digital de sua preferência e deixar salva para pagar com Pix offline, parecido com o pagamento por aproximação com cartões.

Outro benefício dessa mudança é o pagamento em lojas online com Pix. O consumidor vai poder ligar sua conta ao site e pagar direto nele, sem precisar abrir outro aplicativo ou mudar de aba no navegador.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.