O Pix bateu o novo recorde na última sexta-feira (5). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 220 milhões de transações em 24 horas.

Somente no último dia 5, foram feitas 224,2 milhões de transferências via Pix para usuários finais. Segundo o BC, a movimentação também bateu recorde em volume de dinheiro, com R$ 119,4 bilhões em um único dia.

“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, disse o BC em comunicado.

O recorde diário anterior tinha sido registrado em 7 de junho, com 206,8 milhões de transações.

Criado em novembro de 2020, o Pix acumulou, no fim de junho, 165,8 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes.

Desse total, 151,8 milhões são pessoas físicas e 14,63 milhões, pessoas jurídicas. Em maio, segundo os dados consolidados mais recentes, o sistema superou a marca de R$ 2,13 trilhões movimentados.

O que é Pix?

O Pix é o pagamento instantâneo brasileiro e permite transferir dinheiro de uma conta para outra em poucos segundos, 24 horas por dia e sete dias por semana, incluindo feriados. É uma alternativa ao DOC, TED e aos boletos bancários. 

Além de transferência de dinheiro entre pessoas e empresas, o PIX pode ser usado para pagar produtos e serviços em lojas e restaurantes. Também serve para quitar contas de água e luz, além de recolher impostos. 

O que significa Pix?

A sigla PIX são as iniciais de Pagamento Instantâneo mais o x, que tem um significado matemático: representa qualquer número. 

Quem criou?

Criado em novembro de 2020 pelo Banco Central, uma entidade independente que opera sob a supervisão do governo federal. 

A autarquia é responsável por desenvolver a política monetária nacional, bem como supervisionar e fiscalizar as instituições financeiras.  

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e
Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.