O Projeto de Lei 1871/2024, proposto pelo deputado Duda Ramos (MDB-RR), foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPD) da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O projeto visa tornar obrigatória a instalação de QR Codes em pontos turísticos, facilitando o acesso de pessoas com deficiência visual a informações sobre os locais visitados.

Ao escanear o QR Code, os turistas poderão acessar audiodescrições que fornecerão informações sobre as características, a importância e o significado das edificações ou locais visitados.

“O turismo é uma das atividades econômicas mais dinâmicas da atualidade. Ele gera muitos empregos, é uma importante fonte de receitas tributárias e contribui para a preservação do patrimônio natural, cultural e artístico”, justificou o autor do projeto.

“Estamos confiantes de que a implementação desta medida será muito benéfica, permitindo que pessoas com deficiência visual compreendam melhor as características, a importância e o significado dos locais visitados. Isso será um passo crucial para a plena inclusão desse público no setor turístico,” concluiu Duda Ramos.

O próximo passo é que o PL seja analisado pelas comissões de Turismo, Constituição e Justiça, e de Cidadania, antes de seguir para aprovação definitiva.

Com informações de Roraima 1

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.