Um Projeto de Lei (PL) pretende incentivar o aprimoramento e a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar em instituições de ensino do Amazonas.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Fruto do PL n. 372, a iniciativa visa incentivar as escolas públicas e privadas localizadas a adotarem medidas para implantação de um sistema educacional inclusivo de pessoas com deficiência.

De autoria do deputado Roberto Cidade (UB), a proposta deve abordar todos os níveis de ensino, com a adoção de currículos, técnicas, recursos educativos e de organização específicos para atender as necessidades dos estudantes com deficiência.

RELACIONADAS

+ Projeto de Lei incentiva reúso e reciclagem de plástico no Brasil

+ Projeto de Lei propõe indenização para afetados pela Covid-19 no AM

+ Projeto de Lei prevê tratamento gratuito de mielomeningocele no AM

Inclusão

O PL que institui o selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva” prevê a formação de gestores, educadores e demais profissionais da escola para a educação sob a perspectiva da inclusão.

A proposta inclui ainda a adequação arquitetônica dos prédios escolares e a utilização de recursos educacionais voltados à acessibilidade.

Serão utilizados materiais didáticos e paradidáticos em Braile, áudio e Língua Brasileira de Sinais (Libras), laptops com sintetizador de voz e softwares para comunicação, entre outros.