O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta quinta-feira (2), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto para o Portal Norte. Antes das 15h37 (horário de Brasília), a conversa, marcada para às 15h, já tinha sido finalizada.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Segundo nota divulgada pelo Planalto, os dois presidentes falaram sobre a guerra que a Ucrânia trava com a Rússia e a busca pela paz.

Zelensky convidou Lula ao país em um momento oportuno, local que o governante já visitou duas vezes, em 2004 e 2009.

O presidente Lula, com este movimento, mostra que busca ouvir o lado do representante da Ucrânia. Na nota, o petista reforçou a disposição de participar de qualquer esforço para reunir um grupo de nações capazes de conversar com ambos os lados do conflito para promover a paz.

Já o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu com o chanceler russo, Sergey Lavrov, nesta quarta-feira (1°).

O encontro ocorreu durante a reunião do G-20 em Nova Délhi, na Índia. 

RELACIONADAS

+ Mauro Vieira participa de reunião do G20 na Índia, nesta terça, 28

+ Zelensky diz que convidou Lula para conversa na Ucrânia sobre guerra

+ Biden anuncia pacote bilionário e envio de sistema Patriot à Ucrânia

Na segunda semana de abril, o chanceler Russo pretende começar um giro de encontros pela América Latina, começando pelo Brasil. 

Na conversa com Mauro Vieira, Lavrov informou sobre as tentativas de tratado de paz, intermediadas pela Turquia, em 2022. 

Além do presidente Lula, Zelensky conversou também com o novo presidente da Suíça e agradeceu o pacote de apoio financeiro do país. 

Post nas redes sociais

Após a ligação para Lula, o presidente ucraniano postou em suas redes sociais sobre o assunto abordado com o presidente do Brasil e agradeceu o apoio do petista na ONU.

“Agradeci por apoiar nossa resolução na ONU. Destacamos a importância de defender o princípio da soberania e integridade territorial dos Estados. Também discutimos os esforços diplomáticos para trazer de volta a paz à Ucrânia e ao mundo”, diz o post.

Em post, presidente Zelensky agradeceu apoio de Lula em tratativas na ONU – Foto: Reprodução/Instagram @zelensky_offical

Pedido de Zelensky

No dia 24 de fevereiro, em coletiva de imprensa, o presidente ucraniano disse que queria conversar pessoalmente com o presidente Lula.

“Estou realmente interessado nisso. Estou esperando pelo nosso encontro. Face a face vou me fazer entender melhor”, afirmou Zelensky.

Durante entrevista coletiva em Kiev, em resposta a uma pergunta do correspondente do SBT, Sérgio Utsch, o presidente Ucraniano chegou a convidar Lula para ir até o país.

“Eu lhe mandei convites para vir à Ucrânia. Realmente espero me encontrar com ele. Gostaria que ele me ajudasse e apoiasse com uma plataforma de conversação com a América Latina”, disse.

A declaração aconteceu depois que o Brasil reconheceu e apoiou a soberania e integridade ucraniana.

Durante a Assembleia Geral da ONU no último dia 23, o país votou a favor da retirada das tropas russas do território ucraniano. Confira o placar de votação:

  • 141 nações votaram a favor da retirada, entre elas o Brasil, os EUA, a Alemanha, França e Reino Unido
  • 32 países se abstiveram (como de China e Índia)
  • 7 nações votaram contra (Rússia, Belarus, Coreia do Norte, Nicarágua, Síria, Eritreia e Mali).