O Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) deu início nesta quarta-feira (3) ao Plano de adaptação industrial diante dos mudanças climáticas. O chamado Plano Clima Adaptação, terá vigência de 12 anos e será revisto a cada 4 anos.

Ainda este ano, o governo estima concluir os planos setoriais e em relação à estratégia, a ideia é finalizá-la a tempo da COP 30.

Durante o início das atividades do grupo de trabalho, o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg, falou explicou sobre o plano. Ele afirma que a estratégia “terá um olhar diferenciado para os vários segmentos industriais além das várias realidades climáticas do país.”

Ainda sobre o GT, as atividades durarão 6 meses com o objetivo de mapear riscos, analisar os cenários climáticos com a apresentação de soluções, metas de adaptação para 2030, entre outros.

Segundo Rollemberg, a adaptação não é um desafio apenas para o governo, mas também, para as empresas. “A indústria tem que procurar alternativas e nós temos a responsabilidade de promover políticas públicas sobre o assunto”, disse o secretário.

Além do Plano Clima Adaptação, o governo também trabalha no desenvolvimento do Plano Clima Mitigação, que será o principal orientador para que o país obtenha sucesso ruma à economia de baixo carbono e neutralidade climática.