O Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 será enviado ao Congresso Nacional no primeiro semestre do próximo ano.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação, nesta sexta-feira (8).


+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Apesar de a legislação em vigor determinar que a proposta seja encaminhada em junho, a pasta disse não considerar que o trâmite está em atraso.

O MEC tem a intenção de debater as novas metas com a sociedade, nas conferências municipais, que começam em outubro, conferências estaduais e na conferência nacional de educação, que acontecem na sequência.

Desafios

O MEC disse reconhecer que o cenário é desafiador e que está trabalhando ao longo dos últimos meses em políticas voltadas à educação básica e superior em vários eixos.

Um dos movimentos da pasta é a criação de um grupo de trabalho (GT), com caráter consultivo e propositivo, para avançar nas discussões sobre as estratégias e diretrizes do PNE, decênio 2024-2034.

“No momento, os membros do GT sistematizam os macro problemas apontados para o estabelecimento de novas metas e estratégias. O documento produzido pelo GT será discutido nas conferências municipais, estaduais e na conferência nacional de educação”, informou o MEC.

O PNE atual traz 20 metas para gestores públicos, da educação infantil ao ensino superior.

No total, são 56 indicadores passíveis de mensuração e que não possuem valor de referência.

RELACIONADAS

+ Leis em benefício da educação infantil são apresentadas na Aleam

+ Governo federal bloqueia verba de R$ 201 milhões na educação básica

+ PF investiga contratação irregulares na educação de Palmas