O Plenário do Senado vai promover um debater nesta segunda-feira (27) sobre a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul.

A solicitação da sessão foi feita pelo senador Paulo Paim (PT-RS) que teve seu requerimento (RQS 322/2024) aprovado em Plenário em 14 de maio.

Em sua justificativa, Paim destacou as “cenas de guerra” causadas pelas fortes tempestades em seu estado e elogiou a cooperação entre os Poderes da República e os governos federal, estadual e municipais para auxiliar as vítimas.

“Neste momento difícil, é essencial que nos guiemos pela solidariedade, compaixão e compromisso com os direitos humanos, visando a reconstrução e a esperança para o povo do Rio Grande do Sul”, ressaltou Paim.

Participam da sessão a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e o ministro das Cidades, Jader Filho. Além deles, devem estar presentes também geólogos, climatologistas, professores e ambientalistas.

Enchentes no RS

As enchentes no Rio Grande do Sul atingiram diretamente mais de dois milhões de pessoas, forçando mais de 600 mil a abandonarem suas casas. Segundo a Defesa Civil estadual 169 pessoas morreram.

Além disso, essas enchentes danificaram gravemente a infraestrutura do estado, destruindo estradas e pontes, e alagando o aeroporto internacional de Porto Alegre.