O senador Plínio Valério (PSDB-AM) rebateu, em plenário, nesta quarta-feira (7), o discurso do senador e futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino,que minimizou a possibilidade de impeachment de ministros da Corte.

Plínio leu os artigos da lei que tipifica crimes de responsabilidade passíveis de impeachment para provar que vários ministros já incorreram nos abusos previstos até mais de uma vez. Veja vídeo:

Dino afirmou na tribuna que vê com “muita preocupação falsas soluções” sobre a discussão de impechment no Senado.

“Impeachment por quê? Impeachment por que não gostou da decisão? Isso não é impeachment. Impeachment é uma sanção por crime de responsabilidade tipificado em lei”, disse Dino.

Ao defender o STF em seu discurso, Dino também citou a Suprema Corte dos Estados Unidos, o que foi rebatido por Plínio, que esclareceu que não há termo de comparação com o funcionamento das Corte americana com a brasileira. 

”Eu duvido que lá os ministros deem entrevista dando opinião do que pensam sobre o que vão julgar. Eu duvido que lá tenha ministro do Supremo cuja esposa tenha ação no Supremo Tribunal Federal. Eu duvido que lá tenha algum ministro que denuncia, julga e condena. Eu duvido também, muito, que lá os ministros sejam cúmplices do Executivo, e a gente vê aqui setores do Governo dizendo: mas nós vamos recorrer, porque lá vão modificar”, contraditou Plínio.