Após causar polêmica com a primeira-dama Janja da Silva, a apresentadora Antônia Fontenelle compareceu ao Desfile das Campeãs na Sapucaí, neste sábado (25).
Ex-musa de várias escolas, Fontenelle esteve no Camarote Arpoador e fez questão de publicar no Instagram os registros de sua presença no sambódromo.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Na posse do presidente Lula, a ex-mulher do ator e diretor Marcos Paulo fez um vídeo criticando a roupa escolhida por Janja para a cerimônia.
“Olha, gente: isso aqui é a velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense. Não entendo muito de moda, mas acho que não precisa”, disse na época.
A fala foi bastante criticada pela escola e por outras agremiações, que também se sentiram ofendidas.
Confira o vídeo em que Fontenelle debocha da situação:
Barrada no Sambódromo
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Perlingeiro, se posicionou contra as declarações ofensivas da apresentadora.
“Agredir uma velha-guarda é agredir todas as outras. É agredir o Carnaval, que é a maior festa em espaço aberto do planeta, e que representa nossa cultura popular brasileira mundo afora”, destacou.
Perlingeiro, então, decidiu acatar o pedido da presidente da Imperatriz, Cátia Drummond, e tornou Antônia Persona Non Grata do Carnaval da Sapucaí.
A medida impediu que Fontenelle fosse credenciada a participar da festa por qualquer escola – tanto que ela não compareceu aos desfiles do Grupo Especial.
Contudo, o presidente da Liesa esclareceu na época que não teria o poder de bani-la totalmente da festa.
Famosos curtem último dia de Sapucaí
O sambódromo atingiu sua capacidade máxima de público este ano, recebendo 120 mil pessoas em cada noite de desfile, segundo a Liesa.
Os famosos também lotaram os camarotes no último dia de festa do sambódromo.
Um dos espaços vips mais disputados foi o Nosso Camarote, da promoter Carol Sampaio e do diretor da Liesa e integrante da diretoria da Beija-Flor, Gabriel David.
Confira algumas das celebridades que marcaram presença:
RELACIONADAS
+ Famosos: Após treta, Yasmin Brunet desiste de sair na Grande Rio
+ Bloco da Anitta e Monobloco encerram o Carnaval no Rio no fim de semana
+ Artista de Parintins fez escultura de São Jorge da Vila Isabel
+ Ludmilla se emociona em estreia como cantora da Beija-Flor
Parintins marca presença entre as campeãs
Os Bois de Parintins voltaram à Sapucaí neste sábado (25), no Desfile das Escolas Campeãs do Carnaval 2023.
Homenageados pela escola Unidos de Vila Isabel, o carro alegórico e as alas que retrataram Caprichoso e Garantido embelezaram mais uma vez o sambódromo do Rio.
A escola de Noel Rosa e Martinho da Vila trouxe este ano o enredo ‘Nessa festa, eu levo fé!’, assinado pelo carnavalesco Paulo Barros.
Os Bois de Parintins e o Círio de Nazaré foram lembrados como festejos atrelados às diversas formas de se expressar a religiosidade.
A Vila Isabel foi a terceira colocada no Carnaval 2023 e a quarta escola a se apresentar na Sapucaí, já na madrugada de domingo (26).
Escultura icônica de São Jorge
Quem também voltou à avenida entre as campeãs foi a deslumbrante escultura espelhada de São Jorge montado num cavalo.
O trabalho é assinado pelo artista plástico Alex Salvador, de Parintins, e será exposto em Miami, nos Estados Unidos, após o Carnaval.
A ideia de Paulo Barros é imortalizar a escultura de 15 metros de altura, que reproduz o enfrentamento entre São Jorge e o dragão.
Além de atuar no Festival de Parintins, Alex já fez outros trabalhos para escolas de samba cariocas, como Portela e Mocidade.
A obra conta com projeção de luzes e movimentos articulados durante o embate, que conquistaram o público.
Veja o momento em que a escultura de Alex Salvador retorna ao sambódromo: