A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu, na quarta-feira (6), mais de R$ 3 milhões em 127 cilindros de oxigênio e embarcação. A operação da Base Fluvial Arpão 1 ocorreu no município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus.

Durante uma vistoria de rotina, as equipes da Polícia Militar encontraram a embarcação com 94 passageiros, sete tripulantes, e ainda 127 cilindros que estavam sem a documentação e autorização para o transporte.

Ao ser questionada sobre o material, a tripulação informou que os cilindros haviam sido embarcados no município de Maraã (a 634 quilômetros de distância) com destino à capital amazonense.

Ainda na ocorrência, os agentes solicitaram a documentação da embarcação, e foi constatado que o documento “Passe de saída por período” apresentava indícios de fraude em relação ao original, que é obtido junto à Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental.

Extração de ouro

Conforme investigação do delegado responsável pelas ações da Base Arpão I, Aldiney Nogueira, uma das suspeitas é de que o oxigênio apreendido poderia ser utilizado em mergulhos para retirada de ouro do fundo do rio.

Além disso, os cilindros vazios seriam abastecidos com material diferente para fazer solda, manutenção de dragas e derretimento de ouro para formar as barras.

O responsável pela embarcação e o material apreendido foram encaminhados para a Polícia Civil (PC-AM), que integra as equipes da Base Arpão 1, para instauração de um Inquérito Policial (IP).