Pagamento de taxas, tarifas ou depósito antecipado para obter o empréstimo de forma mais rápida é objeto de diversos golpes. 

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Conforme o delegado Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), os infratores induzem as vítimas a depositar determinada quantia em dinheiro, sob vários pretextos, para que o crédito seja liberado em conta.

“Eles induzem as vítimas ao erro e exigem pressa no depósito antecipado, tudo para que o consumidor não tenha tempo de pensar no golpe, fazendo com que a pessoa acredite que terá um empréstimo mais rápido ou descomplicado ou uma carta de consórcio em tempo recorde, mesmo com restrições no nome”, afirma o titular.

As pessoas devem desconfiar sempre se a empresa é verdadeira, bem como evitar enviar documentos por meio de redes sociais ou telefone e não efetuar depósitos antecipados para liberação do empréstimo, como afirma o delegado.

“Busque por instituições bancárias reconhecidas e registradas no Banco Central do Brasil, nunca aquelas pequenas empresas terceirizadas que declaram ser parceiras de bancos. Para verificar a veracidade do documento da terceirizada, procure diretamente o banco e confirme”, explicou o delegado.

__________________

RELACIONADAS

PC-AM alerta: entenda sobre golpes envolvendo pagamento com cartões de débito e crédito por aproximação

PC-AM alerta população de Manaus sobre o Golpe dos Falsos Contatos de RH

Polícia alerta população sobre golpe do falso investimento, no Amazonas

__________________

De acordo com o titular, o consumidor deve atentar a quatro pontos:

1) Sobre a instituição financeira: pesquise se a instituição financeira possui um CNPJ novo ou recente. Para isso, basta acessar o site da Receita Federal: 

2) Depósitos para Pessoas Físicas (PF): quando se tratar de um empréstimo de uma empresa, nunca faça depósitos para Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os depósitos devem ser feitos na conta da empresa contratante com CNPJ;

3) Compartilhamento de dados: não compartilhe dados, documentos em fotos por redes sociais. Opte por uma empresa verídica, recomendada por alguém que já teve uma boa experiência no local, e que tenha um endereço físico e reconhecido em Manaus;

4) Número de processos contra a empresa e proprietários na justiça: consulte o nome completo da empresa e também dos sócios, verificando se existem processos no site do Poder Judiciário do Amazonas: https://consultasaj.tjam.jus.br, para não ser mais uma vítima.

“Estamos empenhados no combate aos crimes de estelionato no estado do Amazonas. A Decon possui uma rede de enfrentamento a esse tipo de crime, oferecendo o apoio e a investigação dos casos, para que as vítimas não se sintam desamparadas”, destacou a autoridade.

Registro de ocorrência

O consumidor afetado por esse golpe pode comparecer à Decon, trazendo o máximo de provas, mensagens, áudios e comprovantes de quem recebeu a quantia, para que as equipes policiais tenham êxito em punir criminalmente os responsáveis. Para recuperar o prejuízo financeiro, a vítima deve demandar na justiça cível.

“A partir do momento em que é feito um empréstimo de maneira insegura, temos a preocupação na punição criminal, mas cabe à pessoa vitimada demandar na justiça civil para recuperação do prejuízo financeiro”, afirma Paixão.

As denúncias podem ser realizadas pelo número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), ou pela Delegacia Virtual (Devir), pelo endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/. Podem ainda ser formalizadas na Decon, situada na rua Desembargador Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul da capital.

 

______________________________________

ACESSE TAMBÉM MAIS LIDAS

image

Mais de 600 mil candidatos disputam neste domingo vagas para trabalhar no Censo no Brasil

 

image

Terminam neste domingo as inscrições para programa de inovação em pequenas empresas

 

image

Botafogo e Corinthians se enfrentam no Brasileirão neste domingo

 

image

Mega-sena: prêmio acumula e vai para R$ 60 milhões; confira as dezenas sorteadas

 

image

Polícia Civil alerta população sobre golpe para liberar empréstimo no Amazonas