A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu 77 pessoas envolvidas em homicídios no Amazonas durante os 3 primeiros meses de 2024.

No total, foram 90 dias de trabalhos investigativos direcionados pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

Antes disso, em fevereiro, Manaus havia registrado queda de 45% nos números de homicídios durante o carnaval 2024.

O levantamento correspondia ao período de 9 a 14 de fevereiro de 2024, comparados aos seis dias de carnaval de 2023 (de 17 a 22 de fevereiro).

Principais casos

Na Operação Falcão Peregrino, deflagrada em janeiro, os responsáveis pela morte de Jorge Adriano Lima Miranda, de 36 anos foram presos.

José Mauro Moreira da Silva, 54; Allan Jordan Cordeiro da Silva, 26; e Mauro Josephem Cordeiro da Silva, 29, respectivamente pai e filhos, respondem pelo caso.

Jorge foi morto em junho de 2023, enquanto estava em um bar localizado no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus.

Ainda no mês de janeiro foi preso Washington Carlos da Silva Cunha, de 23 anos, pela morte de Hemerson da Silva Brito, de 33 anos.

O homem, conhecido como ‘cabelinho’ ou ‘sequestro’, foi preso pelo caso que aconteceu no dia 12 de janeiro de 2024 na comunidade Raio de Sol, Zona Norte de Manaus.

No início de fevereiro, três homens foram presos por envolvimento no crime de extorsão mediante a sequestro e roubo praticados contra uma gerente de rede de hotelaria, de 53 anos.