Ícone do site Portal Norte

Polícia Federal investiga esquema de fraudes em contratação da Saúde em RR

Polícia Federal investiga esquema de fraudes em contratação da Saúde em RR

Operação Higeia da Polícia Federal Foto: PF/Divulgação

Nesta sexta-feira, 2, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a operação Higeia, com o intuito de investigar investiga esquema de fraudes em contratação da Saúde em Roraima.

Segundo a PF, a operação visa investigar uma suposta estrutura criminosa de fraude em procedimentos licitatórios na área da prestação de serviços de traumatologia e ortopedia em Roraima.

A investigação mira a adesão de uma ata de registro de preço licitada pelo governo do Acre.

O Tribunal Federal da 1ª Região expediu dez mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em Boa Vista/RR, Cuiabá/MT e Goiânia/GO.

Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de bens que totalizam mais de R$ 30 milhões pertencentes aos investigados.

Investigação da Polícia Federal na operação Higeia

As investigações apontam que a contratação dos serviços em questão ocorreu sem a realização de um estudo técnico preliminar que comprovasse a necessidade interna do serviço.

Tal decisão ignorou auditorias prévias do Tribunal de Contas da União (TCU) e da CGU, que levantaram suspeitas de direcionamento de licitação e superfaturamento na contratação da empresa pelo governo do Acre.

Outro ponto destacado nas investigações é a desconsideração da recomendação feita pela Controladoria Geral do Estado de Roraima para que os serviços em questão não fossem contratados.

Isso levanta questionamentos sobre a transparência e legalidade do processo, uma vez que alertas e orientações anteriores foram ignorados.

Sair da versão mobile