A Polícia Federal realiza operações em quatro estados da região Norte nesta terça-feira (29).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

As ações visam diferentes situações em cada estado, entre eles: a desarticulação do crime organizado, combate a crimes ambientais, além de investigações contra servidores públicos.

Os estados são Amazonas, Acre, Tocantins e Roraima.

Amazonas

A Polícia Federal (PF) em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), deflagraram na manhã desta terça-feira (29), a “Operação Comboio”.

O objetivo da operação é investigar possíveis irregularidades na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

As equipes estão realizando buscas tanto nas dependências da secretaria quanto nas residências de servidores e membros da alta cúpula da pasta.

Também ocorre a Operação Xingu, no Sul do Amazonas, com intuito de reprimir crimes ambientais envolvendo um grileiro, dois pecuaristas e um técnico de georreferenciamento.

A investigação foi iniciada a partir de denúncias de conflito agrário e desmatamento para exploração de gado, localizada entre os Municípios de Boca do Acre e Lábrea no AM.

A organização criminosa foi responsável por destruir cerca de 800 hectares de mata nativa amazônica, no ano de 2022, causando um prejuízo ao meio ambiente calculado em mais de R$ 17 milhões de reais.

Acre

Já no Acre, a PF realizou a Operação Terra Prometida, que procura reprimir uma organização criminosa destinada às práticas de crimes de desmatamento, invasão de terra pública, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

As investigações tiveram início a partir de denúncias de moradores extrativistas da Floresta Estadual do Antimary.

As apurações relataram intenso desmatamento para criação de gado e ameaças feitas pelos atuais posseiros da fazenda investigada, inserida em gleba pública federal, na região amazônica do Município de Sena Madureira (AC).

Somados os desmatamentos cometidos pelos antigos e atuais invasores, o prejuízo ao meio ambiente alcançou um valor aproximado de R$ 18 milhões de reais.

RELACIONADAS

+ PF e MP realizam operação contra agentes públicos da SSP-AM em Manaus

+ Deputado é alvo de operação da Polícia Federal por suspeita de envolvimento nos atos golpistas

+ AC: PF deflagra operação para investigar tráfico de drogas

Tocantins

No Tocantins, a PF deflagou, nesta terça, a Operação Vínculos Simulados, com objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes a benefícios previdenciários.

Foram cumpridos cinco mandados de prisão e seis mandados de busca e apreensão em Araguaína e Parauapebas.

A PF identificou que os criminosos estavam cooptando ma~es e fazendo-as fornecer documentos pessoais para conseguir, indevidamente, o salário-maternidade.

Após ter as informações pessoais delas, os investigados inseriam dados trabalhistas falsos e o salário era requerido junto ao INSS. As mulheres repassavam para a organização metade do valor recebido.

Roraima

A Polícia Federal deflagrou, nesta manhã, a Operação Leviatã, visando desarticular possível organização criminosa voltada à prática de fraudes a licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro em Roraima.

São cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Boa Vista, 2 mandados de busca e apreensão em Alto Alegre e 2 mandados de prisão preventiva.

Foram encontrados diálogos entre um empresário e um político sobre a contratação de uma empresa para serviços de engenharia para a prefeitura de Alto Alegre.

Há indícios de que a organização criminosa tentaria obter propinas em troca do direcionamento de procedimentos licitatórios.