Na última terça-feira (16), a Polícia Militar e o Batalhão Ambiental do Amazonas apreenderam 104 peixes ornamentais e resgatou um macaco-guariba vermelho.

Uma embarcação também foi recuperada em ocorrências diferentes nos bairros Tarumã, São Raimundo e Compensa, na zona oeste de Manaus.

Por volta das 15h a embarcação que havia sido extraviada foi recuperada pelo Grupamento de Policiamento Fluvial (BPAMB), após o proprietário do veículo denunciar o crime à equipe policial ambiental.

Outra ocorrência, repassada pelo Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), para o resgate de um macaco que estaria ferido. O animal estaria numa associação de mototaxistas próxima à Ponte Rio Negro, no bairro Compensa.

Policiais chegaram ao endereço e constataram que se tratava de um macaco-guariba vermelho. 

O mamífero havia sido atropelado e apresentava ferimentos na cabeça, braço e boca. O animal foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para receber os cuidados necessários.

Os PM’s chegaram ao endereço e constataram que se tratava de um macaco-guariba vermelho
Os PM’s chegaram ao endereço e constataram que se tratava de um macaco-guariba vermelho – Foto: Divulgação/PM-AM

Apreensão de peixes ornamentais

Outra ação do BPAmb realizada resultou na apreensão de 104 peixes ornamentais, que estavam em 17 caixas de isopor em embarcação, no porto do São Raimundo. 

Os PMs fizeram contato com o responsável da embarcação para saber sobre a procedência dos peixes e a documentação.

O homem respondeu que o material viria de Barcelos e apresentou uma nota fiscal contendo 600 unidades para transporte. 

Durante a contagem, foram encontrados 704 peixes da espécie acará-disco-azul, 104 a mais do que estava descrito na documentação.

O material com irregularidades está avaliado em quase R$ 2,5 mil e foi conduzido, com o proprietário da embarcação, ao 19⁰ Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190.