A discussão sobre políticas públicas para juventude negra é a proposta da Caravana Participativa, realizada no Amazonas, até terça-feira (1º).

A programação pretende ouvir e discutir políticas públicas que contribuam para a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva.

+ Envie esta íntegra no seu WhatsApp

+ Envie esta íntegra no seu Telegram

A ação é realizada em parceria pelo Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria-Geral com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O encontro acontece no Centro de Convenções dos Povos da Amazônia, até a terça-feira (1º/08), a partir das 9h.

A ideia é que se formule políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra.

Juventude negra em pauta

Entre os temas discutidos estão: segurança pública e acesso à justiça; esporte; educação; trabalho, emprego e renda; promoção da saúde; democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia; e garantia do direito à cidade e valorização dos territórios.

O resultado do processo de interação e escuta ativa durante as caravanas subsidiará a construção do Plano Juventude Negra Viva, que está sendo elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) instituído por meio do Decreto nº 11.444, de 21 de março de 2023.

O GTI visa garantir a transversalidade do Plano Juventude Negra Viva nas políticas públicas federais, e seus desdobramentos nas ações estaduais, por meio da proposição de diretrizes, estratégias orientadoras, ações e medidas que irão compor o Plano.

RELACIONADAS

+ Secretaria de Juventude do DF promove Oficina sobre finanças

+ Visibilidade das mulheres negras é tema de evento em Palmas-TO

+ Abertas inscrições para Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023