A população amazonese deve ficar alerta para o golpe do empréstimo facilitado, o crime tem aumentado em Manaus.

Para atrair as vítimas os criminosos usam redes sociais, distribuem folhetos com propagandas de mão em mão e mandam até mensagens diretas em aplicativos de mensagem instantânea.

De acordo com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), os infratores prometem empréstimo sem consulta a nome sujo no comércio, juros baixos e prazos longos para pagamento.

O golpe vêm sendo registrado em Manaus nos últimos meses.

Para evitar cair no golpe, o cidadão pode consultar sites de reclamações na internet para verificar se há casos semelhantes ou relatos sobre o local onde pretende realizar o financiamento.

Caso a pessoa seja vítima desse tipo de crime, a Delegacia do Consumidor informa que é preciso realizar três procedimentos para não tentar diminuir prejuízos e para que os criminosos não fiquem impunes.

Registrar Boletim de Ocorrência, registrar reclamação no Procon-AM e acionar um advogado ou defensor público para mover uma ação judicial.

O que as vítimas devem fazer?

1º passo:- Registrar a ocorrência na delegacia mais próxima ou na sede da Delegacia do Consumidor, localizada na avenida Desembargador Filismino Soares, número 155, bairro Colônia Oliveira Machado. E ainda através da Delegacia virtual pelo https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

2º passo: Formalizar denúncia no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) para que o órgão autue e multe a empresa e a faça adotar posturas administrativas justas.

3º passo: Encontrar um advogado ou defensor público e demandar uma ação na Justiça Cível para recuperar o prejuízo financeiro.

_________________________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

Preso Luciano da Compensa, o ‘L7’, filho do narcotraficante ‘Zé Roberto’, em Manaus

 

FVS-RP determina restrições do consumo de Pirapitinga, Pacu e Tambaqui em Itacoatiara-AM

 

Após dia chuvoso, jacaré entra em piscina de clube em Manaus; veja vídeo

 

Nascidos em fevereiro podem sacar o auxílio emergencial nesta quinta

 

Plenário do Senado autoriza empréstimo de US$ 200 milhões ao Amazonas