Porto Velho foi eleita a pior capital para viver no Brasil, conforme o Índice de Progresso Social (IPS) de 2024. A cidade rondoniense ocupa a última posição no ranking de qualidade de vida entre as 26 capitais e o Distrito Federal.

O IPS avalia o desempenho social e ambiental de regiões diversas, incluindo países, estados e municípios. O IPS Brasil aplica essa análise em nível subnacional.

O relatório inclui dados sobre a qualidade de vida em todas as cidades brasileiras. Porto Velho ficou em último lugar entre as capitais, com uma média de IPS de 57,10. Quanto menor a média, pior é a qualidade de vida na área.

Entre as capitais, Brasília (DF) obteve a melhor nota, seguida por Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

Como funciona o índice

O levantamento filtrou mais de 300 indicadores e utilizou 53 deles para avaliar a qualidade de vida de cada cidade.

O IPS divide-se em três dimensões: necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e oportunidades.

O índice classifica os municípios em nove níveis, com base em suas pontuações médias. Cada nível representa um grupo de municípios com progresso semelhante. Porto Velho está no “Tier 5” (amarelo), indicando desempenho intermediário no progresso social.

Os piores indicadores de Porto Velho em relação às capitais incluem:

  • Saneamento básico: 32,93 (a menor taxa entre as capitais brasileiras)
  • Segurança pessoal: 39,57 (a segunda pior, atrás apenas de Manaus)
  • Qualidade do meio ambiente: 43,29 (pior índice)
  • Liberdades individuais: 49,89 (a segunda menor taxa)

O IPS Brasil foi desenvolvido por uma rede colaborativa de instituições, liderada pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

A iniciativa conta com a parceria da Fundação Avina, Amazonia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative.

Fonte: G1.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.