O Departamento Nacional de Transportes (Dnit) assinou ordem de serviço para início das obras emergenciais nos municípios de Canutama e Itacoatiara, no Amazonas.

O órgão vistoriou os portos nesta sexta-feira (5). Em Canutama, o início das obras de emergência estão programadas para abril, com o andamento dependente do nível do rio.

Em Itacoatiara, as obras devem reparar o antigo porto. As intervenções devem receber, aproximadamente, R$ 29,2 milhões em investimento.

Porto de Canutama

Na vistoria do Dnit, o porto de Canutama foi apontado em situação emergencial, necessitando de respostas imediatas.

Segundo o órgão, o porto tem problemas no berço de apoio do flutuante e a instabilidade geotécnica.

Itacoatiara

Em Itacoatiara, as obras visam especialmente a melhoria do porto antigo, uma ação crucial devido à sua importância estratégica para a cidade e as comunidades vizinhas.

O objetivo é restabelecer a segurança física do patrimônio público, bem como garantir o transporte seguro de seus usuários e mercadorias entre os portos novo e antigo do município.

Ambas as instalações desempenham um papel vital na conectividade e no desenvolvimento econômico da região, facilitando o transporte fluvial de mercadorias e o acesso a serviços essenciais.

Tais obras emergenciais visam à recuperação da infraestrutura portuária, e também asseguram a continuidade das atividades econômicas locais, promovendo o bem-estar e a segurança dos cidadãos.