A equipe que organiza a posse de Lula (PT) confirmou nesta quarta-feira (7) a intenção de convidar o líder venezuelano Nicolás Maduro para o evento.
No entanto, a medida ainda esbarra em um decreto do governo Bolsonaro, que impede a entrada do presidente do país vizinho no Brasil.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Segundo o embaixador Fernando Luís Lemos Igreja, responsável pelo cerimonial da posse, ao menos doze chefes de Estado já confirmaram presença.
Ainda segundo o embaixador, a situação do convite para Maduro é tratada pela equipe de transição.
“Convites a chefes de Estado foram feitos oficialmente na segunda-feira, por meio diplomático, junto a todas as embaixadas em Brasília a todos os países com os quais o Brasil mantém relação diplomática”, disse Fernando.
O convite foi feito via Itamaraty e já recebeu confirmações para posse de Lula, conforme o embaixador.
RELACIONADAS
+ Maduro perde na justiça direito de recuperar reservas de ouro da Venezuela
+ Bolsonaro só perde para Maduro na gestão da pandemia, diz pesquisa
+ Maduro pede aos EUA que suspendam bloqueio econômico a Cuba
Confirmados para a posse de Lula
Confirmaram presença no evento os presidentes de Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guiné Bissau, Portugal e Timor Leste.
O convite também foi aceito pelo rei da Espanha, Filipe VI, além de chanceleres, mas a transição diz ainda não ter a lista para além de chefes de Estado.
Segundo equipe do cerimonial, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não confirmou se vai, de fato, passar a faixa para Lula, como manda a tradição.
Setores do PT defendem que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) passe a faixa para Lula.
A posse terá início às 15 horas no Congresso Nacional, com o juramento de Lula perante a Constituição brasileira. O presidente eleito fará um translado em carro aberto.
Lula receberá os cumprimentos de chefes de Estado e governo no Palácio do Planalto, e, depois, haverá uma recepção no Palácio do Itamaraty.
Está prevista, ainda, a apresentação de artistas na Praça dos Três Poderes em uma série de shows batizada de “Festival do Futuro”.
A expectativa é de público de 300 mil pessoas durante a posse de Lula.