O Festival do Futuro, evento cultural organizado para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1° de janeiro de 2023, fechou parcerias para promover a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Ivan Baron, influenciador de inclusão com mais de 340 mil seguidores no Instagram, e a Vale PCD, organização que promove a visibilidade de pessoas com deficiência LGBTQIA+, são os coordenadores da equipe de acessibilidade do evento.

Os coordenadores irão dar consultoria, auxiliar na divulgação nas redes, dar suporte na área PCD, ajudar no treinamento de equipe, além de fornecer recursos de acessibilidade (como abafadores) e também participar da vistoria no espaço do evento com antecedência.

As iniciativas de acessibilidade já definidas são:

  • Intérprete de Libras e áreas reservadas para pessoas surdas em frente ao palco;
  • Duas áreas PCDs em locais estratégicos comportando cerca de 100 pessoas com deficiência e acompanhantes;
  • Equipe de apoio para dar suporte para quem precisar;
  • Sinalização especial e abafadores de ruído para pessoas com sensibilidade auditiva;
  • Banheiros acessíveis e próximos às áreas PCD;

Programação Posse Lula

O Festival do Futuro está programado para ter início às 11h, na Esplanada dos Ministérios, em 1° de janeiro de 2023.

Com o slogan ‘A alegria vai tomar posse’, o festival terá a apresentação realizada por Paulo Vieira e Titi Müller e já conta com 40 artistas e músicos confirmados.

Confira a lista: Aíla, Alessandra Leão, Almério, BaianaSystem, Chico Cesar, Daniel, Ganjaman, Duda Beat, Fernanda Takai, Fernanda Abreu, Francisco El Hombre, Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo, Jaloo, Jards Macalé, Johnny Hooker, Juliano Maderada, Kaê Guajajara, Kleber Lucas, Lirinha, Luedji Luna, Lukinhas, Leonardo Gonçalves, Leoni, Marcelo Jeneci, Margareth Menezes, Maria Rita, Martinho da Vila, MC Rahell, Odair José, Otto, Pablo Vittar, Paulo Miklos, Rogéria Holtz, Salgadinho, Teresa Cristina, Thalma de Freitas, Tulipa Ruiz, Urias, Valesca Popozuda e Zélia Duncan.

Também no dia 1º será lançada a exposição ‘Brasil do Futuro: As Formas da Democracia’, no Museu Nacional da República, em Brasília. A curadoria é de Lilia Schwarcz, Paulo Vieira e Márcio Tavares.

RELACIONADAS

+ Congresso convoca parlamentares para posse de Lula e Geraldo Alckmin

+ Posse de Lula: convite para Maduro esbarra em decreto de Bolsonaro

+ Janja quer dividir custo da posse de Lula com partidos aliados

Lula e Alckimin

A cerimônia oficial da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), será transmitida por telões no festival e pode pausar algumas apresentações do festival.

A chegada de chefes de Estado ao Senado, às 13h30, marca o início da posse oficial.

A posse vai contar com a presença de 17 chefes de Estado: os presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, o rei da Espanha, presidente da Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.

A cerimônia oficial da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) será transmitida por telões no festival.

Lula e Alckmin devem sair da Catedral Metropolitana de Brasília rumo ao Congresso Nacional por volta das 14h30.

Já a sessão solene para assinatura da posse será inciada às 15h.

Esta será a última cerimônia de posse presidencial realizada no primeiro dia do ano. A partir de 2027, a solenidade será em 5 de janeiro.

Confira a programação da posse