O presidente da Argentina, Javier Milei, recebeu representantes de delegações estrangeiras que compareceram na cerimônia de posse neste domingo (10), em Buenos Aires. No cerimonial, o político recebeu o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado por Milei para comparecer na cerimônia de posse por meio de convite do presidente do país vizinho, formalizado pela chanceler da Argentina, Diana Mondino. Porém, o petista enviou o chanceler para representar o Brasil.

A presença de Vieira na posse de Milei reflete certa cautela por parte do Palácio do Planalto, que mantém uma postura de desconfiança em relação ao novo presidente argentino.

Isso se deve à conturbada corrida eleitoral na qual Milei atacou repetidamente o presidente Lula, e sinalizou a possibilidade de tomar medidas radicais, como a saída do Mercosul e o fechamento do Banco Central argentino.

Em comunicado, o Itamaraty informou que “o Ministro Mauro Vieira apresentou os cumprimentos do governo brasileiro ao novo presidente da Argentina, Javier Milei, na Casa Rosada, durante as festividades de posse. Durante a saudação, reiteraram o interesse mútuo no fortalecimento da relação bilateral”.

RELACIONADAS

+ Mauro Vieira representará o Brasil na posse do presidente da Argentina

+ Bolsonaro se encontra com Milei, novo presidente da Argentina