A Praga agrícola é uma doença que ataca plantações e pode causar muitos danos aos agricultores no país. Em Roraima, no momento, o estado segue livre da doença.

Em Roraima, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Aderr), divulgou recentemente os resultados de uma análise laboratorial, afirmando que o estado não possui registros da doença HLB, também conhecida como huanglongbing, greening ou amarelão-dos-citros.

Esta praga é responsável por causar sérios prejuízos na citricultura nas plantações.

A Aderr diz que realizou ações em todo o território para confirmar a inexistência da doença.

Coletas e capturas do inseto vetor (Diaphorina citri), responsável por transmitir a bactéria Candidatus Liberibacter ssp., foram conduzidas em 2023, envolvendo a instalação de 107 armadilhas adesivas, que capturaram 145 indivíduos dessa espécie.

Além disso, 24.559 plantas de citros em 573 propriedades de 15 municípios roraimenses foram inspecionadas.

Os resultados das análises foram realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em Goiânia (GO) e pelo laboratório privado do Fundecitrus em São Paulo (SP) foram conclusivos: as amostras dos vetores coletados em Roraima não apresentaram a presença da bactéria.

Praga agrícola HLB

A doença HLB, huanglongbing, greening ou amarelão-dos-citros, ataca diversas variedades de citros, causando prejuízos econômicos significativos na agricultura.

Atualmente, não há controle químico eficaz, sendo necessária a erradicação das plantas afetadas.

Atualmente estão sendo estudados melhoramento genético e métodos inovadores para enfrentar a praga, impedindo sua propagação nas lavouras de citros.