Os estudantes do Brasil que desejarem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) têm até esta quarta-feira (19) para realizar o pagamento da taxa de inscrição. O pagamento pode ser feito de diversas formas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova, os estudantes podem optar por pagar com PIX, cartão de crédito ou boleto bancário.

Situação no Rio Grande do Sul

Em razão das fortes enchentes, os alunos do Rio Grande do Sul receberam um prazo extra para efetuarem suas inscrições no ENEM. Inicialmente, os estudantes que não estavam nessa situação encerraram o prazo na última sexta-feira (14).

Portanto, os moradores do estado gaúcho devem estar atentos ao procedimento que deve ser realizado no site Gov.br.

Boa quantidade de inscrições

Até o momento, 5,05 milhões de estudantes estão inscritos para a prova do ENEM, o que representa um resultado positivo para o país. Além disso, o número de inscrições deste ano supera o das edições anteriores.

Dentre esses inscritos, 2.323.942 milhões de candidatos brasileiros devem finalizar o processo até esta quarta-feira. Adicionalmente, este ano o Inep ainda permitirá a isenção da taxa para os estudantes nas seguintes situações:

  • Estudante do 3° ano do ensino médio em escola pública;
  • Conclusão do ensino médio inteiro em escola pública;
  • Bolsista integral em escola privada.

ENEM

Os exames objetivos do ENEM em 2024 serão aplicados nos dois primeiros domingos do mês de novembro, dias 3 e 10. No primeiro dia, os candidatos realizarão a prova de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias.

Além disso, os estudantes também responderão às questões de língua estrangeira escolhidas durante o processo de inscrição. No segundo dia, será a vez da prova de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática.