Em boletim divulgado nesta semana pela Aliança Nacional LGBTI+ mapeou-se que o Programa Voto Com Orgulho cadastrou 150 pré-candidaturas em todo o país.

Sendo 132 pessoas LGBTI+ e 18 pessoas ligadas à causa. Dos 150 pré-candidatos, 147 são para vereadores e três para prefeito.

O diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador geral do Programa Voto Com Orgulho, Claudio Nascimento, informou nesta quarta-feira (24) a Agência Brasil que pessoas que pretendem concorrer a vereança e a prefeitura nessas eleições podem se cadastrar no Programa Voto Com Orgulho, existente desde 2016.

Sobre o crescimento, o diretor da Aliança Nacional LGBTI+ celebrou o resultado da primeira parcial do programa este ano, tendo em vista que, em abril de 2020, o número de pré-candidaturas não chegava a 30.

Nascimento afirmou que o foco central é o estímulo a candidaturas LGBTI+ para as eleições municipais, mas é preciso também ter pessoas aliadas à causa nas câmaras municipais.

Os números são crescentes de concentração nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste  enquanto o Centro-Oeste e o Norte do país apresentam menores números. Até agora, o estado de São Paulo tem o maior número de pré-candidatos à vereança e à prefeitura (34), seguido do Rio de Janeiro, com 22, e do Paraná, com 14.