A campanha mundial do “Setembro Amarelo” traz uma reflexão sobre o combate ao suicídio. A prefeitura de Manaus vem promovendo uma extensa programação ao longo do mês na capital amazonense. Nesse mês de Setembro serão realizadas transmissões ao vivo, mobilizações coletivas, conteúdos nas redes sociais, teatro, exibição de filmes, palestras e demais atividades nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O objetivo de todas essas ações é oferecer o diálogo sobre a prevenção do suicídio entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A programação já se inicia nesta quarta-feira (01), com uma live com a temática “Tecendo Redes de Apoio: a importância do cuidado compartilhado”, para os profissionais de saúde da cidade. Na sexta-feira, 10, as sedes do Executivo municipal, no bairro Compensa, zona Oeste, e da Semsa, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, receberão iluminação especial em apoio à campanha. Também nesse dia, os servidores de saúde da rede municipal vestirão roupas na cor amarela sinalizando seu apoio ao movimento de prevenção ao suicídio.

“O prefeito David Almeida solicitou que priorizássemos as ações do Setembro Amarelo promovendo atividades que estimulem o acolhimento e a empatia e, principalmente, saibam que a rede pública de saúde oferta tratamento e acompanhamento para pessoas com sinais de depressão e outras formas de sofrimento mental”, destacou a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

Os Centros de Apoio Psicológico (Caps) vão desenvolver atividades que contemplam panfletagem, atividades orientativas na recepção e sala de espera das unidades, além de palestras e rodas de conversa aos usuários, familiares e responsáveis.

A gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Efhtimia Haidos, explica que o suicídio é complexo e multifatorial e que é considerado um problema de saúde pública por conta de sua ligação com transtornos mentais. A identificação precoce, seguida pelo encaminhamento ao tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é, de acordo com ela, uma estratégia importante para evitar que as pessoas abreviem sua vida.

____________________

ACESSE TAMBÉM

Mais acessadas do dia

 

Após acidente fatal, operação conjunta remove caminhões e carretas em Manaus

 

Nascidos em janeiro podem sacar nesta quarta-feira o auxílio emergencial

 

Caso Flávio: 1° Vara do Júri retoma audiência de instrução nesta quarta

 

Operação ‘Lula Molusco’ apreende quatro toneladas de pescado em Manaus

 

Lotofácil da independência paga prêmio histórico de R$ 150 milhões