O sucesso da experência do projeto Lean nas Emergências do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo participa como um dos cases de sucesso do Hospital Sírio-Libanês, no Prêmio Kaizen Brasil, em São Paulo.
Em parceria com o hospital paulista e o Ministério da Saúde, o Lean nas Emergências foi implementado ano passado, e, entre outros resultados, pôs fim às macas em corredores do Platão Araújo, além de agilizar o atendimento na urgência e emergência.
Além do Platão, receberam o projeto, os Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado e o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto.
Na apresentação virtual feita na noite de segunda-feira, 30, a diretora do Platão Araújo, Aída Cristina Tapajós, explicou como utilizou as ferramentas de gestão do Lean nas Emergências para ‘desafogar’ o pronto atendimento, dando celeridade nos serviços oferecidos pelo HPS a partir das ferramentas apresentadas pelo projeto e implantadas na unidade, com o auxílio de profissionais do Sírio Libanês.
A diretora estava acompanhada na videoconferência pela secretária Executiva Adjunta de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Mônica Melo, que ressaltou a importância do reconhecimento da unidade para a saúde amazonense.
“Isso mostra que os nossos profissionais sabem trabalhar, sabem fazer bem. Diante do improvável que foi a pandemia de coronavírus, eles mostraram que sabem como salvar vidas. E, a partir da utilização das ferramentas e da metodologia Lean, que são metodologias que trabalham a agilidade de processos, eles conseguiram girar leitos, dando garantias de atendimento mais ágil. A sinergia dos profissionais foi crucial para que a rapidez no atendimento acontecesse”, disse a secretária.
Para a diretora Aída Cristina, ser escolhido pelo Sírio Libanês para representar um de seus projetos inscritos no Kaizen Brasil, só confirma a melhoria dos processos de gestão do Platão Araújo, que tem como único foco ofertar um atendimento de qualidade aos pacientes.
“Dedicamos esse sucesso e visibilidade aos nossos profissionais que abraçaram essa causa. Os resultados estão sendo colhidos com visibilidade para o hospital e também para nós que estamos envolvidos nesse processo”, disse.
Além do Platão, o Sírio Libanês inscreveu outros dois projetos no Prêmio Kaizen, dedicado ao reconhecimento das melhores práticas em gestão.
____________________________
ACESSE TAMBÉM
Mais acessadas do dia
TV é invadida no Afeganistão e apresentador de telejornal é obrigado a elogiar Talibã
Mega-assalto em SP: Ciclista amputado por explosivo de bandidos pensou que artefato era celular
Prefeito não autoriza ponto facultativo dia 6 de setembro em Manaus
Sine Manaus e AM ofertam 270 vagas de emprego para esta terça
Após perder mãe em grave acidente, amigos realizam vaquinha para ajudar bebê órfão em Manaus