O presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, concedeu entrevista ao Portal Norte na última quarta-feira (10) e destacou ações que o órgão deve executar ainda em 2024.
Prioridades em 2024
Uma das ações prioritárias é a questão das prerrogativas dos advogados. Ainda neste ano, a OAB-AM deve abrir mais duas subsecções nos municípios de Itacoatiara e Autazes, equipando-as para que os advogados tenham um ambiente de trabalho digno para oferecer à nossa população.
“Temos um trabalho muito forte em várias comissões da OAB, por isso temos essas prioridades que são as subsecções em Itacoatiara e Autazes. Vamos buscar equipar com computadores, impressoras e internet para oferecer um ambiente de excelência para trabalhar”, destacou Jean Cleuter.
Sobre as Eleições 2024
Conforme o advogado, a OAB vai participar ativamente nas eleições. “Cedemos o auditório da OAB para haver um debate dos pré-candidatos, entendemos que o direito de expressão tem que ser mantido, todos têm liberdade de expressão, mas também têm que ter responsabilidade e é assim que nós vamos trabalhar com transparência”, afirmou.
Expo Mulher
Jean Cleuter faz uma pequena avaliação de 2024 e destaca ações realizadas neste primeiro semestre, como, por exemplo, a Expo Mulher. “Nós tivemos mais de 3mil pessoas passando na Expo Mulher. Além das advogadas e advogados, a Expo Mulher foi feita para toda a sociedade, fortificando toda a advocacia em todo o estado do Amazonas”, disse.
Espaço da Mulher Advogada
Em 2023, foi lançado o Espaço da Mulher Advogada e para o presidente está sendo um trabalho muito forte.
“Não podemos criminalizar a advocacia, o nosso objetivo sempre foi a igualdade, nós sabemos dos desafios, mas hoje eu entendo que as mulheres, por sua competência, estão buscando cada vez mais seu espaço e um exemplo disso é a presidente do TCE-AM, Dra. Yara Lins”, ressalta Jean Cleuter.
Atendimentos à população em 2023
Em 2023, a Comissão de Direitos e Prerrogativas e Valorização da OAB-AM alcançou mais de 1,2 mil profissionais que tiveram seus direitos revogados no estado e neste ano houve diminuição desses casos.
“Estamos interagindo com alguns órgãos, todos precisamos de um advogado, então aquele profissional que está trabalhando de madrugada defendendo o seu cliente, ele tem todas as prerrogativas para defendê-lo, qualquer problema que o cliente tiver na vida ele pode pensar em um advogado e nós temos que conscientizar todos”, disse Jean Cleuter.
OAB-AM lançou em 2023 o primeiro curso de Pós-graduação
Em 2023, foi lançado pela Escola de Advocacia da OAB-AM o primeiro curso de pós-graduação, e o presidente prevê cursos e projetos para este ano. “O curso está sendo um sucesso e todas as vagas estão sendo preenchidas, e nós fizemos um programa aprovado de desenvolvimento que vai ampliar as opções de cursos de ensino para toda a advocacia. A nossa ESA tem uma estrutura ótima e eu tive a oportunidade de ver de perto e acompanhar não só na questão dos cursos de pós-graduação, mas nos cursos práticos que são os cursos do dia a dia da advocacia”, finalizou Jean Cleuter.