Entre a noite desta terça-feira, 5, e a noite de quinta-feira, 7, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux, vai se tornar vice do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A situação inusitada acontece porque o vice-presidente, Hamilton Mourão, e os respectivos sucessores na linha do Planalto, o presidente da  Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vão viajar para fora do Brasil.

Mourão está fora do país desde 26 de setembro e só deve retornar ao país na quinta. Já Lira e Pacheco viajam no fim da noite desta terça para a Itália e voltam apenas no dia 12 de outubro.

De acordo com a Constituição Federal (CF), quando o presidente do Brasil está ausente, o primeiro a assumir seu lugar é o vice-presidente, seguido pelo presidente da Câmara dos Deputados, depois do Senado Federal e por último, o do STF.

Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

____________________________

ACESSE TAMBÉM:

As mais acessadas do dia

Vídeo: agressão a ‘Patixa Teló’ viraliza e revolta internautas do Amazonas

 

Jovem é encontrado morto dentro de camburão de água no bairro Educandos, em Manaus

 

Nego do Borel é encontrado com mulheres em hotel, após mãe comunicar desaparecimento

 

VÍDEO: Enteado mata padrasto a facadas no bairro Jorge Teixeira, em Manaus

 

‘Mais Saúde Manaus’ abre processo seletivo para contratação de 65 bolsistas