Na manhã deste domingo (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decolou para o Rio Grande do Sul para acompanhar as ações do governo federal e estadual aos afetados pelas enchentes.
Nas redes, Lula publicou que retorna ao RS para acompanhar e reforçar o trabalho coordenado com o governo do estado e as prefeituras nesse momento tão difícil. Lula esteve no Rio Grande do Sul na quinta-feira (2).
“O governo federal está em diálogo permanente com o governo do Rio Grande do Sul e com as prefeituras para apoiar a região no que for necessário. Não mediremos esforços para ajudar os municípios que sofrem com as chuvas e salvar vidas”, publicou Lula.
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), viajam o presidente Lula. Veja a lista completa:
Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado
Arthur Lira, Presidente da Câmara dos Deputados
Rui Costa, Ministro-Chefe da Casa Civil
Jose Múcio, Ministro da Defesa
Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Jader Filho, Ministro das Cidades
Márcio Macêdo, Ministro Chefe da SG/PR
Alexandre Padilha, Ministro Chefe da SRI/PRFernando Haddad, Ministro da Fazenda
Renan Filho, Ministro dos Transportes
Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos
Camilo Santana, Ministro da Educação
Nísia Trindade, Ministra da Saúde
Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego
Ministro Edson Fachin, Ministro do STF
Gen Ex Tomás, Comandante do Exército
Ministro Bruno Dantas, Presidente do TCU
Resgates
Até o início da noite de sábado, a Brigada Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar haviam resgatado 17.965 pessoas e 3.251 animais. Até o momento, 55 mortes foram confirmadas.
Diante da maior enchente registrada na história do Rio Grande do Sul, o governo federal e estadual estão unidos para atender os afetados e minimizar os danos causados pelo desastre ambiental. Mais de 3 mil servidores e uma frota de mais de 1.460 veículos estão mobilizados nas ações, que já fez 8 mil resgates desde a segunda-feira (29/4).