Durante a abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que “o mundo está cada vez mais desigual”.  

Com mais de 21 minutos de discurso, Lula cobrou o empenho dos “países ricos” em temas sensíveis como a superação da fome e da desigualdade, promoção da paz, reversão das mudanças climáticas e reforma de instituições como a própria ONU. 

Envie esta notícia no seu Whatsapp

Envie esta notícia no seu Telegram

O presidente afirmou que o Conselho de Segurança da ONU, formado pelos países de primeiro mundo como China, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e França, “vem perdendo progressivamente sua credibilidade.” 

“O Brasil seguirá denunciando medidas tomadas sem amparo na Carta da ONU, como o embargo econômico e financeiro imposto a Cuba e a tentativa de classificar esse país como Estado patrocinador de terrorismo. Continuaremos críticos a toda tentativa de dividir o mundo em zonas de influência e de reeditar a Guerra Fria. O Conselho de Segurança da ONU vem perdendo progressivamente sua credibilidade”, disse Lula.  

Segundo Lula o motivo do enfraquecimento da ONU vem das decisões dos “membros permanentes, que travam guerras não autorizadas em busca de expansão territorial ou de mudança de regime”.  

Confira o discurso completo do presidente Lula

RELACIONADAS

+ Lula e Zelensky confirmam encontro em Nova York

+ Presidente Lula gasta mais com cartão corporativo do que Bolsonaro