O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quinta-feira (14) com novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e com o novo Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Entre os assuntos discutidos, está a sucessão de Dino no Ministério da Justiça. Antes do encontro, o ministro havia dito que não foi consultado pelo presidente sobre quem deve assumir a chefia da pasta que comanda atualmente.

Segundo ele, é necessário que sejam apresentadas “várias alternativas”. A escolha deve se dar nas próximas semanas, pois a posse de Dino está prevista para a segunda quinzena de fevereiro. 

Nesta quarta-feira (13), foram aprovadas pelo Plenário do Senado, por 47 votos a 31, a indicação do atual ministro da Justiça, Flávio Dino de Castro e Costa, para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga deixada por Rosa Weber em razão de sua aposentadoria.

E também a indicação do subprocurador-geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco, com 65 votos favoráveis e 11 contrários, para o cargo de procurador-geral da República, em substituição a Elizeta Ramos, interina no comando do Ministério Público brasileiro.

Após mais de 10 horas de sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), os dois indicados foram aprovados pelo plenário.

Na comissão a indicação de Dino recebeu 17 votos favoráveis e 10 contrários, e parecer favorável do senador Weverton Rocha (PDT-MA). A indicação de Gonet contou com a relatoria do senador Jaques Wagner (PT-BA) e recebeu 23 votos favoráveis e 4 contra.

RELACIONADAS

+ Dino diz que está ‘feliz e honrado’, após ser aprovado para o STF

+ Senado aprova Flávio Dino para o STF e Paulo Gonet para a PGR