O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por chamada telefônica com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, na manhã desta quarta-feira(10).

Segundo Planalto, Lula e o ministros falaram sobre o “fortalecimento da parceria estratégica e do comércio entre Brasil e Japão, a presidência brasileira do G20 e a cooperação entre os dois países nos foros multilaterais em prol da paz, da democracia e da superação da pobreza”.

Na reunião, Lula e o ministro conversaram também sobre a defesa da paz e a resolução de conflitos que acontecem atualmente no mundo, como a de Gaza e Ucrânia. “Não é possível explicar para a humanidade por que se gasta mais recursos em guerras do que no combate à pobreza”, disse Lula.

Nas rede X, o presidente ressaltou a solidariedade prestada aos japoneses atingidos pelo terremoto do começo do ano.

“Manifestei a solidariedade do povo brasileiro aos japoneses atingidos pelo terremoto do começo do ano. Também falamos da parceria estratégica entre nossos países, da cooperação nos espaços multilaterais e relações comerciais, e sobre a possibilidade de um acordo comercial entre Mercosul e Japão”, publicou o presidente.

G20

Lula agradeceu o convite que recebeu de Kishida para participar da cúpula do G7, em Hiroshima. O presidente disse ainda que deseja que o Japão esteja envolvido no G20 este ano.

Para Lula, existe urgência na necessidade de debater sobre as mudanças climáticas e energias renováveis para o centro das discussões do G20.

No final, Lula disse que Brasil irá lançar uma aliança global contra a fome e a pobreza e que a superação das desigualdades é fundamental para a defesa da democracia.