A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizaram uma operação conjunta para combater a logística do garimpo ilegal em Roraima, na segunda-feira (1°). Os órgãos fizeram diversas apreensões.

Durante a ação, os órgãos apreenderam seis armas de fogo e 180 munições, além de ouro e mercúrio.

As apreensões ocorreram na área rural do município de Amajari, localizado no Norte do Estado.

Em uma fiscalização a dois estabelecimentos comerciais em uma vila na vicinal do Trairão, a aproximadamente 230 km de distância de Boa Vista, os agentes do IBAMA e da PRF encontraram três espingardas, duas carabinas de pressão adulteradas para munição letal e um revólver.

Além das armas, os agentes apreenderam 180 munições de diversos calibres, 1,2 kg de pólvora, 135 gramas de mercúrio e oito gramas de ouro in natura.

A operação visou desarticular a infraestrutura que sustenta a atividade de garimpo ilegal na região. O problema é persistente e ameaça o meio ambiente e a segurança pública.

Dois homens foram detidos e encaminhados à sede da Polícia Federal em Boa Vista para procedimentos legais. Eles responderão por crimes ambientais e posse ilegal de armas e munições. 

O combate ao garimpo ilegal em Roraima ja desarticularam pistas de pouso clandestinas, explodiram diversas aeronaves, além de apreender diversos materiais ilegais e prender suspeitos.

Com informações de Roraima 1.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.