A Primavera é a estação das cores e dos perfumes e nada mais interessante que recriar esse clima também dentro de casa. Confira 4 dicas para usar a decoração floral em casa e promover um ambiente de aconhego e frescor.

– Envie esta notícia no seu Whatsapp

– Envie esta notícia no seu Telegram

Papel de parede

A arquiteta Lorena Santos, do Grupo A.Yoshii, indica o uso de papel de paredes nos ambientes para dar o toque da estação nos ambientes em casa.

“Sugiro os desenhos florais e tropicais, com folhagens e árvores floridas como flor de cerejeira e bougainvilles”, orienta.

Com ampla variedade de modelos, fácil aplicação e possibilidade de remodelar o cômodo quando desejar, o papel de parede vem chamando a atenção pelo potencial de mudar qualquer ambiente.

O item decorativo é versatil e pode harmonizar com revestimentos e decoração do ambiente, representando a personalidade do morador.

Plantas ornamentais, escultóricas e pomares

As plantas escultóricas e ornamentais, como o bambu mossô, cycas, phoenix, suculentas, lavandas, pacová, espada de São Jorge anã transformam o paisagismo de qualquer casa.

O conceito tem sido revisitado e vem ganhando novos formatos, como pomares compartilhados nas áreas comuns de prédios ou nas varandas de apartamentos, gardens e coberturas.

Além das plantas, outra tendência da estação são as árvores frutíferas que podem ser utilizadas para compor as áreas comuns.

Diversas espécies, como amoreira, jabuticabeira, romã e pitanga, já podem ser cultivadas em varandas, dentro de vasos.

Segundo especialistas, além de decorar e perfumar o ambiente, as espécies resgatam memórias afetivas e promovem uma experiência sensorial, já que essas espécies costumam atrair pássaros, borboletas e abelhas.

Uma dica importante é verificar a espécie de árvore frutífera que pode ser plantada em vaso, pois algumas têm raízes profundas e precisam de mais espaço para se desenvolver.

RELACIONADAS

+ Casa & Decor: controle ansiedade com pequenos truques em casa

+ Casa & Decor: tendências que foram moda há 80 anos voltam à arquitetura e design

+ Casa & Decor: confira 5 dicas de decoração para facilitar a limpeza da casa

Parede verde e design biofílico

A decoração de primavera tem como principal característica o uso de folhagens, como os jardins verticais ou paredes de biofilia.

Os desenhos podem ser colocadas em diversos cômodos, desde a varanda gourmet até o banheiro.

O conceito tem sido revisitado e vem ganhando novos formatos tanto nas fachadas dos empreendimentos como na parte interna das casas e em ambientes que vão além das varandas.

“Essa arquitetura biofílica pode ser composta por samambaias, orquídeas, lianas, bromélias. Elas inspiram calma, relaxamento e conforto emocional, conectando os moradores com a natureza”, conta Lorena.

Ainda conforme a profissional, atualmente é possível encontrar no mercado soluções de irrigação automática ou ainda a solução do jardim vertical com folhagens preservadas, sem a necessidade de irrigação.

Objetos sustentáveis e naturais

A arquiteta explica que para garantir um ambiente aconchegante, sem sobrecarregar os espaços com muitas informações, outra aposta interessante é aplicar a tendência naturalista orgânica na decoração de casa.

Mobiliários feitos ou revestidos em madeira, em tons crus, claros, como o nude, areia, bege e até o branco ajudam a trazer leveza e tranquilidade ao ambiente.