A primeira aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), para repatriar brasileiros que estão em Israel, pousou na manhã desta terça-feira (10), em Tel Aviv, em Israel.

Envie esta notícia no seu WhatsApp

Envie esta notícia no seu Telegram

O avião, que tem capacidade para cerca de 230 passageiros estava, em Roma, na Itália, e decolou nesta madrugada para o Oriente Médio. A decolagem deve ocorrer por volta das 12 horas (horário de Brasília). O voo será direto até a Base Aérea de Brasília, onde ocorrerá o desembarque.

O pouso está programado para 1h desta quarta-feira (11). De acordo com o ministério, terão prioridade nesta missão de resgate aqueles que vivem em território brasileiro e estão em Israel a trabalho ou a passeio, e não têm passagem para embarcar em voo comercial.  

Ao todo, cinco voos vão pousar em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro trazendo brasileiros que querem deixar a zona de confronto. 

São quatro aviões KC-30 e um KC390 da FAB, que devem trazer de 60 a 210 passageiros.

Segundo o governo brasileiro, cerca de 1.700 pessoas que estão em Israel entraram em contato com a embaixada do Brasil em Tel Aviv pedindo para voltar para o país.

Além deles, o MRE afirmou que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em outros locais que ficam próximos da zona de conflito. 

RELACIONADAS

+ Mais de mil corpos do Hamas são achados em Israel e na Faixa de Gaza

+ Governo de Israel bombardeia mais de 200 locais ligados ao Hamas

+ Brasileiro que desapareceu após conflito em Israel é encontrado morto