O primeiro avião KC-30 (Airbus A330) da Força Aérea Brasileira (FAB) que buscou os brasileiros em Israel pousou às 4h07 de hoje (horário de Brasília), na Base Aérea de Brasília, onde foram trazidos 211 passageiros resgatados da guerra iniciada na madrugada do último sábado (7), após ataque do grupo extremista Hamas.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Os repatriados foram recebidos pela ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.
Após resolução de questões alfandegárias, os repatriados com destino final em Brasília serão direcionados à área doméstica do Aeroporto Internacional da capital federal.
Do total, 107 passageiros desembarcaram em Brasília e 104 seguirão para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB, um C-99, com capacidade para 50 passageiros, e um KC-390 Millennium, com capacidade para 80 passageiros.
A empresa Azul Linhas Aéreas auxiliará o governo federal providenciando passagens para os repatriados chegarem aos seus destinos finais. Segundo a Presidência da República, todos os custos serão bancados pela companhia.
Até domingo (15), outros cinco voos devem sair do país para o resgate de brasileiros que estão na região. De acordo com o Itamaraty, será dada prioridade de atendimento a quem mora no Brasil e não tem passagem aérea comprada — a quem já têm os bilhetes ou condições de comprá-los a recomendação é que embarquem em voos comerciais.
O Itamaraty recomenda que todos que possuam passagens aéreas ou que possam comprá-las embarquem em voos comerciais do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, o maior terminal de Israel, para liberarem assentos nas aeronaves da FAB.
RELACIONADAS
+ Aeronave com repatriados de Israel chega a Brasília nesta quarta-feira (11)
+ Pets de repatriados e refugiados de Israel terão entrada facilitada no Brasil
+ Avião da FAB decola de Tel Aviv com brasileiros resgatados de Israel