A especialista em neuroimunologia Priscilla Proveti, médica do Hospital Sírio Libanês e Professora Associada da disciplina de neurologia da Universidade de Brasília (UnB), falou ao Norte Entrevista sobre o transtorno do espectro da neuromielite óptica. Acompanhe os destaques da entrevista:

O que é a neuromielite

“É uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, e principalmente mulheres em idade jovem. Causa inflamação no nervo óptico e na medula, com consequências graves como perda da força nos braços e nas pernas. Ela vem em surtos que, se não forem tratados, podem levar a uma incapacidade neurológica.”

O que causa o transtorno do espectro da neuromielite óptica

“A causa exata não se sabe. Sabemos que há uma reação do nosso corpo a algum fator externo. Começa-se então a produzir anticorpos que atacam uma região específica do cérebro. Existe predisposição genética, mas há fatores ambientais que farão com que a pessoa desenvolva ou não a doença. Infeções bacterianas ou virais podem desencadear a doença.”

O que a neuromielite pode provocar

“Pode causar inflamação no nervo óptico (neurite), inflamação na medula, inflamação numa região do cérebro chamada área postrema (que provoca soluços e vômitos incontroláveis) e narcolepsia (sonolência em horários incomuns).”

Prevenção

“Alguns fatores ambientais podem ser controlados, evitar deficiência de vitamina D, embora não seja possível provar uma relação direta apenas com isso. Mas recomenda-se fazer atividades físicas, evitar obesidade e exposição ao cigarro.”

Confusão com a esclerose múltipla

“São doenças diferentes, mas com sintomas semelhantes. Ambas são autoimunes, mas ocorrem de maneiras diferentes no corpo. Por exemplo, tosse pode ocorrer por vários motivos, resfriado, pneumonia etc. São doenças diferentes, mas com sintomas parecidos.”

Cura ou controle

“Não existe cura, mas sim tratamentos que previnem os surtos, o que previne também que o paciente adquira alguma sequela neurológica. Mas provavelmente esse paciente vai ter que ser tratado o resto da vida, não tem nenhuma medicação hoje que cure a doença.”

O que deve ser feito na esfera governamental

“Precisamos de conscientização, saber identificar a doença é fundamental. É necessário treinamento nas UPAs e UBS* para receber os pacientes. Não temos protocolo para o tratamento da neuromielite óptica no SUS, é como se esses pacientes não existissem.”

* UPA = Unidade de Pronto Atendimento, UBS = Unidade Básica de Saúde, do SUS = Sistema Único de Saúde