A crescente incidência de golpes relacionados ao programa Voa Brasil fez a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Tocantins (Procon Tocantins) emitir alerta aos consumidores.

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O Voa Brasil é uma iniciativa do Governo Federal destinada a tornar viagens aéreas mais acessíveis para uma parte da população brasileira.

O programa ainda está em fase de ajustes, o que significa que as regras para a participação no programa ainda não foram definidas.

No entanto, têm surgido relatos de fraudadores se aproveitando da situação, solicitando dinheiro dos consumidores para inscrição no programa.

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor emitiu uma circular na semana passada para alertar sobre esse golpe e pedir que todos estejam atentos.

De acordo com a Superintendência do Procon Tocantins, tanto o Governo Federal quanto o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) não realizam cadastros e não solicitam pagamentos para inclusão no programa Voa Brasil.

O superintendente do Procon Tocantins, Rafael Parente, enfatiza que o consumidor deve denunciar qualquer situação fraudulenta.

“Alertamos que caso o consumidor receba qualquer contato solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Voa Brasil, ele deve denunciar nos canais do Procon TO”, diz Parente.

Fontes Oficiais

Além disso, o Procon Tocantins aconselha os consumidores a estarem atentos a sites e redes sociais que oferecem facilidades ou se apresentam como canais para cadastro em programas sociais do Governo Federal.

Tais fontes não são oficiais e devem ser encaradas com suspeita, pois podem representar um risco à segurança dos dados do cidadão.

O MPor não faz contato direto com os cidadãos e não utiliza intermediários para conceder benefícios mediante pagamento de valores.

“Vale destacar também que não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome e data de nascimento, para pessoas desconhecidas ou sites de origem desconhecida”, alertou o superintendente.

Denúncias

Se você for abordado de forma fraudulenta em relação ao programa Voa Brasil, é essencial denunciar a situação.

Os consumidores podem entrar em contato com o Procon Tocantins por meio do Disque 151 ou pelo Whats Denúncia (63) 9 9216-6840.

Além disso, as denúncias também podem ser feitas online através do Fala BR, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 2029-8090.

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