O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (20) mais de 900 projetos artísticos de audiovisual, na qual pessoas com deficiência serão beneficiadas com 10% do incentivo financeiro.


+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O projeto foi desenvolvido através da Lei Paulo Gustavo, que tem o objetivo de assegurar que a arte seja acessível a todos os cidadãos, incluindo pessoas com deficiência.

O valor do incentivo chega a 356 milhões de reais, e deverá obrigatoriamente ser aplicado em recursos de acessibilidade, como Língua Brasileira de Sinais (Libras), sistema Braille, sinalização tátil, audiodescrição, legendas e linguagem simples, para que pessoas com deficiência também tenham acesso à arte.

As inscrições nos editais foram anunciadas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e vão até sexta-feira (22).

O Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destaca que o incentivo é uma forma direta de garantir o direito das pessoas com deficiência aos equipamentos culturais de forma justa.

“A destinação obrigatória de parte dos recursos da Lei Paulo Gustavo é uma forma direta de garantir o direito das pessoas com deficiência a terem acesso à arte e aos equipamentos culturais de forma justa e efetiva”, reforçou o secretário.

Os projetos elegíveis para esse incentivo abrangem produções de ficção, animação ou documentário de longa-metragem e séries; games ou XR, webséries, salas de cinema, cinema de rua ou itinerante, festivais culturais, entre outros.

RELACIONADAS

+ Fitas inéditas dos Beatles vão a leilão por até R$ 2,4 milhões

+ Lollapalooza 2024 anuncia data de venda de ingressos; confira

+ VÍDEO: Gaby Amarantos é indicada ao Grammy Latino com ‘TecnoShow’