O segundo semestre do ano é reconhecido como o melhor período para o comércio, e a tendência deve continuar. Para além das prateleiras, o setor da beleza também estima crescimento para os próximos meses, afinal, o avanço da vacinação enche de esperança os profissionais desse e dos demais segmentos.
A pandemia da Covid-19 impossibilitou muitos trabalhadores de exercerem suas atividades, foi o caso da cabeleireira Ana Sales, que empreendeu e montou o “Espaço Elas”, em 2019. Ela atua há 3 anos no segmento da beleza, conta como foi trabalhar no período pandêmico.
“O início da pandemia foi um pouco difícil. Eu engravidei e gestante é um público de risco, só que também não podia parar de atender porque as clientes me procuravam. Na pandemia também fiquei em casa sem atender uns dois meses. Depois comecei a atender a domicílio, com todo cuidado e seguindo os protocolos de saúde. No meu ponto, só atendia uma cliente por vez, com porta fechada, não podia acompanhante, a não ser idosa”, relembra.
A profissional aproveitou o período para aprimorar os serviços, afinal, a diferença está na entrega do produto, como ela reforça.
“Tem muita concorrência e cada vez você tem que tá fazendo reciclagem, fazendo curso, se qualificando. Hoje em dia as técnicas são melhores, os conhecimentos são mais profundos, o estudo é mais rigoroso. Se a profissional não procurar melhorar, não vai ter uma clientela boa, um resultado bom e qualidade no seu trabalho, que é o que buscamos dar para o cliente”, destaca.
Crescimento
Dona do ‘Espaço Elas’, a empresária e cabeleireira Ana Sales acredita que o cenário para o segundo semestre será de resultados positivos.
“As minhas expectativas são as melhores, creio que esse ano vai ser melhor que o ano de 2020, que o crescimento de clientes vai ser muito bom e estamos trabalhando e se qualificando para isso. Para ofertar o melhor atendimento, o melhor serviço. Esse mês vou viajar pra fazer um curso de formação técnica em São Paulo”, complementa.
A supervisora técnica do Senac AM, Daniele Lima, reforça a projeção com dados da pesquisa de mercado da Euromonitor International, que aponta o Brasil como quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo.
“Com base nesse estudo, mesmo em um período de incertezas, como a pandemia em 2020, o setor continuou próspero. O ano de 2020 foi um ano desafiador, mas percebeu-se que a combinação certa de serviços de beleza foi e é a chave para o processo de recuperação ou novos investimentos em 2021. Com a pandemia, os hábitos de beleza foram modificados e seguem crescendo bastante. Com isso, o mercado será uma ótima oportunidade para investir”, finaliza a técnica.