Criada há cinco anos, a iniciativa da Coca-Cola em parceria com Instituto de Manejo e CertificaçãiFlorestal e Agricóla é voltada para o desenvolvimento da cadeia do guaraná e agora também passa a contar com mais comunidades situadas em Unidades de Conservação (UCs)

O próximo passo é uma capacitação na cidade de Manacapuru, para que tudo se adeque aos princípios do Olhos da Floresta.

 

“Nós nos inteiramos da necessidade do produtor que quer fazer parte. Quer expandir seu plantio de guaraná? Uma melhoria técnica? Nós levamos em consideração o desejo do produtor, o contexto em que se encontra, para então verificarmos a melhor forma de atuarmos e a melhor abordagem de comunicação. Não é trazer o convencimento, mostrar qual é a melhor técnica de cultivo do guaraná, mas dar empoderamento”, explica o agrônomo João Carlos.

 

Presença em UCs

Outro ponto de destaque do programa nestes cinco anos de atuação é a presença em Unidades de Conservação (UCs). Hoje, são três: a APA Rio Negro, a Floresta Estadual (FES) de Maués e a Flona Pau Rosa. “A chegada a estas UCs consolida o papel do programa em responder à demanda de produtores esquecidos pelo mercado ou que estão passando subjugados por atravessadores, sem perspectiva de renda digna. São pessoas que estão nas comunidades mais distantes dos centros urbanos e quem, de fato, estão a serviço de manter nosso patrimônio florestal de pé e conservado”, avalia João Carlos.

 

Safra

O Programa Olhos da Floresta alcançará, em 2022, a marca de R$ 11 milhões em investimento para compra do guaraná no Estado ao longo de cinco anos de execução. Os recursos investidos chegam diretamente a cerca de 350 famílias associadas a 11 entidades de produtores rurais familiares que comercializam o fruto para a empresa.

 

_______________________________

ACESSE TAMBÉM: 

As mais lidas do dia

COP26 alerta sobre cobranças ambiciosas para evitar mudanças extremas no aquecimento global

 

Nenhuma aposta acerta e Mega-Sena acumula em R$ 65 milhões

 

Grêmio e Palmeiras se enfrentam nesse domingo pelo Campeonato Brasileiro

 

No Mato Grosso, acidente entre Van e caminhote deixa 13 pessoas mortas

 

Após 7 meses, auxílio emergencial encerra seus pagamentos nesse domingo