O projeto de lei que pode banir a rede social Tik Tok foi aprovado nesta quarta-feira (13) na Câmara dos Estados Unidos.

Porém, o projeto ainda deve ser aprovado pelo Senado e assinado pelo presidente Joe Biden para se tornar lei.

Sobre a votação

Com 352 votos a favor e 65 contra, a legislação foi aprovada, dando à empresa ByteDance responsável pela plataforma, o prazo de seis meses para vender seu controle acionário ou o aplicativo será removido dos EUA.

Entenda o motivo

A Bytedance é uma empresa chinesa e está sujeita a uma lei que exige o compartilhamento de dados dos seus usuários com autoridades de Pequim.

Por se tratar de um aplicativo bastante utilizado pelos jovens, estima-se que nos EUA tenha mais de 170 milhões de usuários.

 O aplicativo tornou-se motivo de preocupação de segurança nacional no país pela influência chinesa e esse é só mais um capítulo de uma batalha que começou durante o governo de Trump.

O que diz a plataforma Tik Tok

A controladora do TikTok nega que poderia ser usado como uma ferramenta do governo chinês e diz que nunca compartilhou dados de usuários dos EUA com autoridades chinesas, também reforçou que o não faria se solicitado.

O TikTok classificou a legislação como um ataque ao direito constitucional à liberdade de expressão de seus usuários, e lançou uma campanha de apelo, instando os usuários a ligarem para seus representantes em Washington.