Um projeto escolar auxiliou no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de alunos Escola Estadual Luizinha Nascimento, na Zona Sul de Manaus.
Cerca de 80 alunos dos três anos do Ensino Médio participaram do projeto e aprenderam a linguagem de forma simples e básica.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O projeto recebe apoio da da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).
Segundo a professora de Língua Portuguesa, Ana Ivanilda da Silva, que coordenou o projeto, os alunos aprenderam o alfabeto, os números e os parâmetros corretos.
Os discentes também desenvolveram a configuração de mãos e os cumprimentos básicos de uso diário pelos surdos, de acordo com a coordenadora.
“Foi providenciada uma pequena apostila, com fonte de pesquisa na internet, para estudo e conhecimento teórico da Libras, o que despertou interesse e curiosidade dos educandos para o aprendizado da língua para fins comunicativos”, contou.
RELACIONADAS
+ Escola Sesc divulga edital de bolsas de estudo integral em Manaus
+ Procon-AM orienta sobre direitos na compra de material escolar
+ Ano letivo das escolas ribeirinhas inicia sexta-feira (6), em Manaus
Conforme Ana, os alunos apoiaram a iniciativa e aderiram ao projeto de forma extremamente positiva.
Além disso, uma mini cartilha sobre o tema e os conhecimentos adquiridos foi desenvolvida como recurso pedagógico no projeto escolar.
Projeto escolar e integração
Conforme relatou a coordenadora, o projeto escolar evidenciou a importância do estudo e do conhecimento teórico e prático da Língua Brasileira de Sinais.
A proposta também possibilitou a conscientização dos participantes e de toda a comunidade escolar.
Além disso, a iniciativa ainda permitiu esclarecer os conceitos de língua oral e língua gestual/visual e procurou desmistificar concepções equivocadas do uso da Libras.
O projeto, intitulado “O ensino dos cumprimentos básicos em Libras no contexto escolar como segunda língua para os alunos da Escola Estadual Luizinha Nascimento” foi realizado entre julho e dezembro de 2022.