Um Projeto de Lei que inclui os igarapés nas Áreas de Preservação Permanete (APPs) está sendo debatido na Câmara dos Deputados.
O deputado federal José Priante (MDB-PA) é o autor da proposta, ele afirma que a preservação deste ecossistema é muito importante pois ele traz diversos benefícios ao meio ambiente.
“Os igarapés abrigam uma rica diversidade de espécies de plantas, animais e microorganismos é possível encontrar espécies raras e abundância de indivíduos neles. Muitas espécies dependem desses ambientes aquáticos para sobreviver e se reproduzir. A destruição dos igarapés pode levar à perda irreparável de biodiversidade,” explica Priante.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, o IPAM, o igarapé é definido como um curso d’água amazônico de primeira ou em terceira ordem, constituído por um braço longo de rio ou canal. Existe em pequeno número na bacia amazônica, caracterizados por pouca profundidade e por correrem quase no interior da mata.
Além disso o IPAM explica que as águas deste ecossistema são semelhantemente escuras como às do Rio Negro.
A proposta do deputado deve ser analisada por três comissões: Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e a de Constituição e Justiça e de Cidadania.