O projeto do parque Encontro das Águas Rosa Almeida está pronto para ser enviado à Comissão Municipal de Licitação (CML) para elaboração do edital de concorrência pública.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (29) pela Prefeitura de Manaus.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

O projeto tem duas intervenções, sendo a primeira que leva assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer (morto em 2012), uma das suas últimas criações ainda em vida.

Conforme a gestão municipal, o projeto do parque é único trabalho de Niemeyer assinado para a região Norte.

A segunda parte do projeto, complementar, que dá ao espaço a composição de um parque, foi desenvolvida pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Espaço contará com vista para o Encontro das Águas - Foto: Divulgação/Implurb
Espaço contará com vista para o Encontro das Águas – Foto: Divulgação/Implurb

O parque está localizado na avenida Desembargador Anísio Jobim, 20, Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste.

A execução prevê que o espaço se transforme de uma área sem uso em um território de opção de lazer, observação da natureza – o Encontro das Águas – e turismo.

Para construir o parque Encontro das Águas será necessário a implantação de edificações, mobiliários urbanos, infraestrutura e estacionamentos. 

Parque Encontro das Águas

A composição do projeto desenvolvido por Niemeyer, em 2005, por seu escritório de arquitetura, tem museu e um restaurante incrustado no talude.

O museu com dois níveis, o térreo e subsolo, voltados para espaço de exposições, apresenta-se com uma cúpula de concreto, tendo nas extremidades opostas duas hastes com 20,70 metros de altura.

As hastes apresentadas no projeto serão uma na cor amarela, representando o rio Solimões, e outra na cor preta, apresentando o rio Negro.

A outra edificação é o restaurante/loja, sendo no nível do subsolo, encravado na extremidade oposta ao museu, contendo também um terraço no mesmo nível.

O restaurante terá acesso por uma rampa com inclinação adequada segundo a norma NBR 9050 e o desnível será protegido por guarda-corpo a partir do terraço.

RELACIONADAS

+ Parque temático Terra dos Dinos tem réplicas e diversão no RJ

+ Implurb notifica proprietário de container instalado no meio do canteiro central na Zona Norte de Manaus

+ Em 9 meses, fiscalização em obras tem alta de 111% em Manaus

Para ampliar o escopo do parque com obra do Oscar Niemeyer, a proposta do Implurb prevê guarita e área administrativa, pórtico de entrada, espaço multiuso, dois quiosques, banheiros públicos e estacionamentos.

As áreas ao ar livre vão incluir academia ao ar livre, playground e playpet.

Na implantação, o Implurb optou por ter uma abundância de áreas de jardins, com paisagismo focado em espécies nativas, desde grandes arbóreas e arbustos.

O parque é voltado para paisagem natural, o Encontro das Águas, o reaproveitamento das árvores existentes e as novas espécies nativas que serão plantadas formando maciços de vegetação.